Geral

Trump mira eleições em Honduras e declara Tito Asfura como 'único aliado da liberdade'

Ex-presidente dos EUA faz apelo direto ao eleitorado hondurenho e critica adversários de Asfura; presidente do México manifesta preocupação com o pleito

Sputinik Brasil 26/11/2025
Trump mira eleições em Honduras e declara Tito Asfura como 'único aliado da liberdade'
Foto: © AP Photo / Alex Brandon

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou uma mensagem dirigida aos cidadãos de Honduras, incentivando o país a "votar pela liberdade e pela democracia" nas eleições marcadas para 30 de novembro.

Trump declarou apoio explícito a Tito Asfura, candidato do Partido Nacional e ex-prefeito de Tegucigalpa, afirmando que ele seria o único capaz de enfrentar "Maduro e seus narcoterroristas". O republicano ainda descreveu a principal adversária, Rixi Moncada, como simpatizante de Fidel Castro, e acusou Salvador Nasralla, outro candidato, de ser um "comunista de fachada" criado para dividir os votos da direita.

Segundo Trump, Nasralla teria colaborado para a vitória da atual presidente hondurenha, Xiomara Castro, no passado, e agora fingiria ser anticomunista. Em sua declaração, o ex-presidente dos EUA afirmou que poderia "trabalhar com Asfura" e classificou Moncada e Nasralla como "não confiáveis para a liberdade". Trump encerrou sua mensagem pedindo aos hondurenhos que "não sejam enganados" e escolham Asfura nas urnas.

Presidente do México expressa preocupação com eleições em Honduras

Durante coletiva de imprensa matinal, a presidenta do México, Claudia Sheinbaum, revelou que discutiu as eleições hondurenhas com sua homóloga durante uma visita oficial. Sheinbaum destacou a importância de garantir que a vontade popular seja respeitada no pleito de 30 de novembro.