Geral
STM é comunicado sobre condenações de militares na trama golpista
Supremo determina execução das penas de Bolsonaro e oficiais; julgamento sobre perda de patente será em 2026
O Superior Tribunal Militar (STM) informou nesta quarta-feira (26) que foi oficialmente comunicado da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a execução das condenações do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros militares das Forças Armadas envolvidos na ação penal referente à trama golpista.
Na terça-feira, o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, rejeitou os últimos recursos apresentados pelos réus, declarou o trânsito em julgado das condenações e determinou as prisões dos acusados.
Notícias relacionadas:
- STM deverá julgar perda de patente de Bolsonaro e militares condenados.
- Por unanimidade, STF valida prisões de Bolsonaro e mais 6 condenados.
O chamado núcleo 1 da trama golpista é composto por Jair Bolsonaro, capitão da reserva do Exército, além dos generais Augusto Heleno, Paulo Sergio Nogueira, Braga Netto e do almirante Almir Garnier.
Em razão das condenações, todos deverão ser alvo de uma ação para perda do oficialato e serão julgados pelo STM.
A partir deste momento, caberá ao Ministério Público Militar (MPM) solicitar a perda das patentes dos condenados.
Pela Constituição, oficiais das Forças Armadas podem ser expulsos caso recebam condenação criminal superior a dois anos de prisão.
Segundo estimativa do STM, o julgamento sobre a perda das patentes deverá ocorrer apenas em 2026. Em menos de um mês, no dia 19 de dezembro, começa o recesso nos tribunais superiores, com retorno das atividades previsto para fevereiro.
O Superior Tribunal Militar é composto por 15 ministros, sendo cinco civis e dez militares, com cadeiras divididas entre quatro vagas para o Exército, três para a Marinha e três para a Aeronáutica.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado