Geral

Documento prevê margem fiscal de £21,7 bi para o Reino Unido em 2029-30

Relatório do Escritório do Orçamento (OBR) indica melhora na projeção em relação à previsão de março, com aumento das chances de cumprimento do mandato fiscal

26/11/2025
Documento prevê margem fiscal de £21,7 bi para o Reino Unido em 2029-30
- Foto: Reprodução/internet

O governo britânico deverá cumprir seu mandato fiscal de manter o orçamento equilibrado em 2029-30, com uma margem de £21,7 bilhões (0,6% do Produto Interno Bruto). O valor representa um acréscimo de £12 bilhões (0,3% do PIB) em relação à estimativa de março, conforme documento de perspectiva fiscal e econômica divulgado nesta quarta-feira (26) pelo Escritório do Orçamento (OBR) do Reino Unido.

De acordo com o relatório, as mudanças subjacentes nas projeções reduziram a margem de manobra do orçamento em £6 bilhões. Por outro lado, políticas orçamentárias recentes contribuíram para uma melhora de cerca de £18 bilhões, fazendo com que o mandato seja cumprido com mais que o dobro da margem prevista nas duas análises anteriores, que era de £10 bilhões.

“A probabilidade de cumprir o mandato fiscal é de 59%, acima dos 54% registrados em março. Isso reflete o maior superávit projetado para o ano-alvo e também o fato de o ano-alvo ter sido adiantado em um ano no período de previsão, em comparação com março”, destaca o documento.

O OBR também revisou a projeção para o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) em 2025, estimando alta de 3,65%, ante 3,3% previstos anteriormente. A expectativa é que o CPI retorne à meta de 2% em 2027.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a projeção de crescimento para este ano foi elevada para 1,5%, superando a estimativa anterior de 1%. Já a taxa subjacente de crescimento da produtividade no médio prazo foi revisada para 1,0%, 0,3 ponto percentual abaixo da previsão de março.

O documento ressalta ainda que há incertezas significativas em relação ao futuro da política comercial do Reino Unido e ao cenário global, diante de possíveis aumentos de tarifas por parte de diversos parceiros comerciais.