Geral
Prévia de 0,20% faz inflação voltar ao limite da meta do governo
IPCA-15 acumula alta de 4,5% em 12 meses e retorna ao teto da meta estabelecida pelo governo federal
A prévia da inflação oficial de novembro ficou em 0,20%, levando o acumulado de 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) a atingir 4,5%, exatamente o limite da meta definida pelo governo.
Nos 12 meses encerrados em outubro, o IPCA-15 registrava alta de 4,94%. Este é o primeiro resultado dentro da meta desde janeiro de 2025, quando o índice também ficou em 4,5%. Em abril, o acumulado atingiu o pico de 5,49%.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A meta de inflação definida pelo governo para 2025 é de 3% ao ano, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, ou seja, podendo chegar até 4,5%.
De acordo com instituições financeiras consultadas pelo Boletim Focus do Banco Central, divulgado na segunda-feira (24), a expectativa é que o IPCA encerre o ano em 4,45%, dentro do intervalo permitido pela meta.
Em outubro, o IPCA-15 havia sido de 0,18%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, sete apresentaram alta na passagem de outubro para novembro:
- Alimentação e bebidas: 0,09%
- Habitação: 0,09%
- Artigos de residência: -0,20%
- Vestuário: 0,19%
- Transportes: 0,22%
- Saúde e cuidados pessoais: 0,29%
- Despesas pessoais: 0,85%
- Educação: 0,05%
- Comunicação: -0,19%
O IPCA-15 utiliza metodologia semelhante à do IPCA, considerado a inflação oficial e referência para a política de metas do governo. A principal diferença está no período de coleta e na abrangência geográfica: a prévia é calculada e divulgada antes do fechamento do mês de referência. Para esta divulgação, os preços foram coletados entre 14 de outubro e 13 de novembro.
Ambos os índices consideram uma cesta de produtos e serviços para famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 1.518.
O IPCA-15 coleta preços em 11 regiões metropolitanas do país (Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador, Curitiba, além de Brasília e Goiânia). Já o IPCA completo abrange 16 localidades, incluindo Vitória, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju. O resultado do IPCA cheio de novembro será divulgado em 10 de dezembro.
Notícias relacionadas:
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado