Geral

Bolsas europeias sobem com foco no orçamento britânico e expectativa de acordo na Ucrânia

Mercados avançam em meio à expectativa pelo anúncio fiscal do Reino Unido e monitoram negociações de paz na Ucrânia; mineradoras e siderúrgicas se destacam entre as altas.

Patricia Lara 26/11/2025
Bolsas europeias sobem com foco no orçamento britânico e expectativa de acordo na Ucrânia
- Foto: Ilustração

As principais bolsas da Europa operam em alta nesta quarta-feira (26), impulsionadas pela expectativa em torno do orçamento de outono do Reino Unido e pelo otimismo moderado nos futuros de Wall Street. Investidores também acompanham atentamente os desdobramentos das negociações por um acordo de paz na Ucrânia.

Por volta das 7h36 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava avanço de 0,3%, alcançando 569,63 pontos. No mesmo horário, a Bolsa de Londres subia 0,22%, Paris tinha alta de 0,30% e Frankfurt ganhava 0,18%. Milão e Madri avançavam 0,20% e 0,30%, respectivamente, enquanto Lisboa apresentava valorização mais expressiva, de 0,8%.

Segundo o Société Générale, a espera está quase no fim para empresas e famílias britânicas, já que a ministra das Finanças, Rachel Reeves, está prestes a detalhar um novo pacote de medidas fiscais. O objetivo é combater o déficit público e garantir que as despesas correntes sejam financiadas por receitas tributárias até 2029/30. O banco prevê que as receitas virão de uma combinação de aumentos de impostos e novos empréstimos.

No índice FTSE-100, de Londres, as ações de mineradoras lideram os ganhos, impulsionadas por dados econômicos fracos dos Estados Unidos, que reforçaram as apostas de que o Federal Reserve pode cortar juros em dezembro. Entre os destaques, a Fresnillo, mineradora de prata e ouro, subia 3,9%, enquanto a Endeavour Mining avançava 3,7% e a Valterra Platinum, 3%.

Em Frankfurt, a siderúrgica Salzgitter disparava 7,6%, cotada a 32,62 euros. Analistas do Deutsche Bank avaliam que a empresa pode se beneficiar da recuperação dos preços do aço e da retomada da economia alemã, além de possíveis novas proteções comerciais da União Europeia. O banco elevou a recomendação das ações de neutra para compra, com novo preço-alvo de 40 euros.

Contato: [email protected]