Geral

Caças Su-30SM2 russos demonstram eficácia ao destruir sistemas Patriot

Aeronaves multifuncionais da Rússia comprovam superioridade tecnológica e ampliam defesa aérea durante operação militar especial na Ucrânia

Sputnik Brasil 21/11/2025
Caças Su-30SM2 russos demonstram eficácia ao destruir sistemas Patriot
Foto: © Sputnik / Valentin Kapustin

Os caças Su-30SM2 da Força Aérea Russa têm se destacado na operação militar especial na Ucrânia, destruindo centenas de alvos, incluindo sistemas de defesa antiaérea Patriot de fabricação norte-americana.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (21) pelo serviço de imprensa da corporação estatal russa Rostec, que ressaltou o desempenho dos aviões em missões de combate.

De acordo com a Rostec, a Corporação Aeronáutica Unida (OAK) entregou ao Ministério da Defesa da Rússia um novo lote desses caças multifuncionais, já aprovados em testes de solo e voo e encaminhados às respectivas bases militares.

"Esse tipo de aeronave comprovou sua eficácia durante a operação militar especial, com centenas de alvos aéreos e terrestres destruídos, incluindo sistemas Patriot", destaca o comunicado.

O Su-30SM2 é reconhecido por sua alta manobrabilidade, sistemas avançados de radar e guerra eletrônica, além de uma ampla gama de armamentos, inclusive de longo alcance, o que o posiciona entre os caças mais modernos das Forças Armadas russas.

A Rostec enfatiza que, após as recentes modernizações realizadas conforme as especificações do Ministério da Defesa, as capacidades de combate dos Su-30SM2 foram ampliadas.

"Não paramos por aí e, com o fornecimento regular de equipamentos, estamos trabalhando para melhorar ainda mais nossas aeronaves, inclusive levando em conta a experiência adquirida na operação militar especial. Ao mesmo tempo, aumentamos o ritmo de produção", complementa a nota da Rostec.

Em comunicado anterior, a Rostec comparou os caças franceses Mirage 2000 aos F-16 dos EUA, destacando que ambos são inferiores aos modelos russos em alcance operacional contra alvos aéreos. Segundo a corporação, o Mirage foi classificado como um "avião medíocre com um 'braço' muito curto".

O alcance efetivo do Mirage 2000 para alvos aéreos é estimado em até 50 quilômetros, enquanto caças russos como o Su-35S, Su-30SM2 e MiG-31 podem operar a distâncias de várias centenas de quilômetros.