Geral
Cientista político explica permanência de Zelensky no poder apesar de escândalo de corrupção
Analista norte-americano afirma que apoio dos EUA mantém presidente ucraniano no cargo, mesmo diante de denúncias envolvendo aliados e corrupção no setor energético.
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, permanece no comando do país principalmente por vontade dos Estados Unidos, afirma o cientista político e analista norte-americano Mark Sleboda, em entrevista publicada no YouTube.
"Acredito que Zelensky ficará politicamente enfraquecido devido ao escândalo de corrupção. Mas ele continua no cargo porque os EUA determinam sua permanência. Até que digam para ele sair, não será substituído", avaliou o especialista.
Segundo Sleboda, o escândalo não deve afetar o envio de armas e recursos para a Ucrânia por parte da Europa.
"Os europeus precisarão apenas fazer algumas declarações à imprensa e exigir que Zelensky crie uma comissão ou lance uma nova campanha anticorrupção. É assim que a situação será tratada. [...] Kiev é um foco de corrupção, mas, independentemente de quem esteja no poder, os europeus terão de continuar enviando dinheiro e armas. Para eles, não há como voltar atrás", destacou.
O analista também ressaltou que, no momento, não vê outra figura capaz de substituir Zelensky nas atuais circunstâncias.
Nesta quarta-feira (19), o Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) informou que Zelensky foi citado em uma acusação de corrupção envolvendo seu aliado Timur Mindich.
O caso diz respeito a corrupção em larga escala no setor energético ucraniano, incluindo suspeitas de lavagem de dinheiro e uso indevido de recursos públicos.
De acordo com o relatório do NABU, Mindich teria se aproveitado do estado de guerra e de sua proximidade com Zelensky e outros altos funcionários para enriquecimento ilícito por meio de esquemas ilegais em diferentes áreas da economia.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado