Geral
Lula comemora retirada de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros
Presidente destaca respeito conquistado pelo Brasil e elogia decisão do governo Trump de eliminar tarifaço sobre exportações nacionais
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou na noite desta quinta-feira (20) que recebeu com satisfação a decisão do governo dos Estados Unidos de retirar as tarifas impostas a diversos produtos brasileiros. Segundo Lula, o Brasil soube lidar com a pressão das sobretaxas e conquistou respeito junto aos EUA.
“Quando o presidente dos EUA tomou a decisão de fazer a supertaxação, todo mundo entrou em crise e ficou nervoso. E eu não costumo tomar decisão com 39 graus de febre. Eu espero a febre baixar. Se você tomar decisão com febre, você vai cometer um erro”, declarou Lula durante discurso na abertura do Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo.
O presidente acrescentou: “E hoje estou feliz porque o presidente Trump começou a reduzir as taxações. E essas coisas vão acontecer na medida em que a gente consiga galgar respeito das pessoas, ninguém respeita quem não se respeita”.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (20) a retirada da tarifa de importação de 40% sobre determinados produtos brasileiros. Entre os itens beneficiados estão café, chá, frutas tropicais e sucos de frutas, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.
De acordo com a ordem executiva publicada pela Presidência dos EUA, Trump explicou que a decisão foi tomada após conversa telefônica com Lula, "durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as questões identificadas no Decreto Executivo 14.323". As negociações seguem em andamento.
Notícias relacionadas:
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado