Geral
Aprovação de Trump cai para 38%, a mais baixa do segundo mandato, aponta pesquisa
Desgaste na imagem do presidente dos EUA é atribuído ao custo de vida e à polêmica sobre arquivos de Jeffrey Epstein, segundo levantamento da Reuters/Ipsos
A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caiu para 38%, o menor índice registrado desde o início de seu segundo mandato. O resultado reflete a insatisfação dos americanos diante da condução do governo em relação ao alto custo de vida e à investigação envolvendo o falecido criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) pela Reuters/Ipsos.
O levantamento, realizado ao longo de quatro dias e concluído na segunda-feira (17), ocorre em meio a sinais de enfraquecimento da influência de Trump sobre o Partido Republicano.
Nesta terça-feira, Câmara e Senado dos EUA aprovaram uma medida que obriga a liberação de arquivos do Departamento de Justiça sobre Epstein — decisão à qual Trump se opôs por meses, mas da qual recuou no último domingo.
Segundo a pesquisa, a aprovação geral do presidente caiu dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, feito no início de novembro.
Trump iniciou o segundo mandato com 47% de aprovação entre os americanos. A queda de nove pontos desde janeiro aproxima sua popularidade dos níveis mais baixos registrados durante seu primeiro mandato e também das avaliações mais frágeis de seu antecessor democrata, Joe Biden. Atualmente, a aprovação de Biden está em 35%, enquanto, no primeiro mandato, Trump chegou a 33%.
Neste ano, Trump tem sido especialmente pressionado pela percepção de que não tem feito o suficiente para auxiliar as famílias diante das despesas cotidianas — desafio que também marcou a administração Biden.
A pesquisa online da Reuters/Ipsos ouviu 1.017 adultos nos Estados Unidos e apresenta margem de erro de aproximadamente 3 pontos percentuais.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado