Geral
'Imperialismo puro': especialista analisa política agressiva dos EUA na América Latina
Robinson Farinazzo, oficial da reserva da Marinha do Brasil, afirma que ações dos EUA buscam manter influência em meio ao declínio do poder americano
A política agressiva adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à América Latina é uma tentativa de preservar a influência norte-americana na região diante do declínio do poder de Washington. A avaliação é de Robinson Farinazzo, especialista militar e oficial da reserva da Marinha do Brasil, em entrevista à Sputnik Brasil.
"Era previsível que ele iria aumentar a pressão sobre a América Latina. A ordem mundial hegemônica americana está morrendo, daí a tentativa de manter o que está próximo", afirmou Farinazzo à agência.
Ao comentar especialmente as ações dos EUA contra a Venezuela, o especialista destacou que grande parte da população latino-americana compreende as motivações profundas dessa política de Washington.
"Isso é imperialismo puro. O objetivo é tomar o controle dos recursos venezuelanos, do petróleo, e colocar María Corina Machado no poder", disse Farinazzo.
No último domingo (16), Donald Trump declarou que poderia dialogar com Nicolás Maduro, embora mantenha ameaças ao presidente venezuelano e tenha enviado forças militares ao Caribe, próximo à Venezuela.
"Podemos estar tendo algumas discussões com Maduro, e vamos ver como isso vai se desenrolar. Mas eles gostariam de conversar", afirmou Trump à imprensa.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado