Geral

'Imperialismo puro': especialista analisa política agressiva dos EUA na América Latina

Robinson Farinazzo, oficial da reserva da Marinha do Brasil, afirma que ações dos EUA buscam manter influência em meio ao declínio do poder americano

Sputnik Brasil 18/11/2025
'Imperialismo puro': especialista analisa política agressiva dos EUA na América Latina
Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A política agressiva adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à América Latina é uma tentativa de preservar a influência norte-americana na região diante do declínio do poder de Washington. A avaliação é de Robinson Farinazzo, especialista militar e oficial da reserva da Marinha do Brasil, em entrevista à Sputnik Brasil.

"Era previsível que ele iria aumentar a pressão sobre a América Latina. A ordem mundial hegemônica americana está morrendo, daí a tentativa de manter o que está próximo", afirmou Farinazzo à agência.

Ao comentar especialmente as ações dos EUA contra a Venezuela, o especialista destacou que grande parte da população latino-americana compreende as motivações profundas dessa política de Washington.

"Isso é imperialismo puro. O objetivo é tomar o controle dos recursos venezuelanos, do petróleo, e colocar María Corina Machado no poder", disse Farinazzo.

No último domingo (16), Donald Trump declarou que poderia dialogar com Nicolás Maduro, embora mantenha ameaças ao presidente venezuelano e tenha enviado forças militares ao Caribe, próximo à Venezuela.

"Podemos estar tendo algumas discussões com Maduro, e vamos ver como isso vai se desenrolar. Mas eles gostariam de conversar", afirmou Trump à imprensa.