Geral

Corrêa do Lago anuncia início de negociações sobre temas sensíveis na COP30

Presidente da Conferência destaca início de tratativas sobre financiamento, metas climáticas, comércio e transparência; ministros assumem protagonismo na segunda semana do evento

17/11/2025
Corrêa do Lago anuncia início de negociações sobre temas sensíveis na COP30
O presidente da COP 30, André Corrêa do Lago - Foto: Renato Araujo/Câmara dos Deputados

O presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), André Corrêa do Lago, anunciou nesta segunda-feira o início das negociações de um pacote que reúne temas sensíveis nas tratativas entre os países participantes. A declaração foi dada durante a sessão inaugural da Conferência em nível ministerial, que marca o início da segunda semana do evento.

Quatro pontos ainda permanecem sem consenso. O primeiro trata de como os países desenvolvidos podem financiar ações climáticas nos países em desenvolvimento. O segundo busca estabelecer metas mais ambiciosas para o combate ao aquecimento global. O terceiro aborda restrições unilaterais ao comércio por questões ambientais, como barreiras tarifárias. Já o quarto ponto pede mais transparência nos relatórios sobre emissões de gases poluentes.

O pacote também engloba outros temas, como adaptação e transição energética "justa" — uma classificação defendida por países como o Brasil, que enfatiza a dimensão social no enfrentamento das mudanças climáticas.

No momento, está sendo realizada uma coletiva de imprensa. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que a Conferência entra agora em uma fase de "operação", com a chegada de ministros de Estado com mandato para negociar.

A primeira semana da COP30 terminou sem avanços significativos nos temas sensíveis, que agora serão conduzidos pelos ministros designados pelos respectivos governos. A segunda semana é considerada a etapa política da Conferência, sucedendo as discussões técnicas iniciais.