Geral
Ministro do STF, André Mendonça, alerta para 'doença' na segurança pública do Brasil
Em evento em São Paulo, ministro compara crise da segurança pública a 'câncer tratado com aspirina' e aponta domínio do crime organizado em parte do país.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, afirmou nesta segunda-feira (17), em São Paulo, que o Brasil enfrenta um quadro de "doença" na segurança pública e que o país ainda não percebeu a gravidade do problema.
Durante discurso no evento Lide Empresarial, Mendonça comparou a crise no setor a "um câncer tratado com pílula de AAS [aspirina]" e defendeu que o debate sobre o tema vá além das disputas políticas.
O ministro relatou diálogo com um diretor da Shell sobre os impactos do crime organizado na economia e citou informações de autoridades do Rio de Janeiro, indicando que cerca de 40% do território da região metropolitana estaria sob domínio de grupos criminosos.
Mendonça também compartilhou um episódio em que, ao tentar realizar um trabalho social em uma comunidade do Rio, foi informado de que só poderia entrar mediante diálogo prévio com o crime organizado — situação que, segundo ele, evidencia a ausência de condições mínimas para a atuação do Estado em determinadas áreas.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado