Geral
Alckmin reforça compromisso do Brasil com desmatamento zero até 2030
Vice-presidente destaca papel da Amazônia e cobra implementação de metas climáticas durante plenária de alto nível da COP30
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reafirmou nesta segunda-feira (10) o compromisso do governo federal de zerar o desmatamento ilegal até 2030, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
Em discurso na abertura da plenária de alto nível, Alckmin destacou que a Amazônia é fundamental para o equilíbrio climático global. “O tempo das promessas acabou. Cada grau a mais representa mais perdas e mais risco à vida, especialmente dos mais vulneráveis”, afirmou.
O vice-presidente ressaltou que, diante de tantos discursos, é preciso manter uma diretriz clara. “Esta deve ser a conferência da verdade, da implementação e da responsabilidade com o planeta que habitamos, com as pessoas que vivem nele e com as gerações que ainda virão”, defendeu.
Alckmin também enfatizou o compromisso do Brasil com energia limpa, inclusão e justiça climática. “Somos pioneiros em biocombustíveis. Este ano, o governo Lula elevou para 30% a participação do etanol na gasolina”, lembrou.
Para ele, a COP30 deve ser marcada pela aceleração e entrega de resultados concretos. “Devemos deixar de debater metas e passar a cumpri-las. Somente em um mutirão lograremos mudar mentes e realidades”, concluiu.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado