Geral
Parceria com a Rússia impulsiona produção de eletricidade em Burkina Faso até 2030
Acordo firmado durante fórum em São Petersburgo prevê construção de usina nuclear e pode dobrar capacidade energética do país africano
O ministro das Relações Exteriores de Burkina Faso, Karamoko Jean Marie Traoré, comentou sobre o acordo firmado com a Rússia para cooperação no uso pacífico da energia nuclear. A expectativa é que a parceria contribua de forma decisiva para o aumento da produção de eletricidade no país.
“Esta parceria com a Rússia abre caminho para aumentar a produção de energia em centenas de megawatts até 2030, o que permitirá duplicar a capacidade elétrica nacional”, afirmou o ministro.
Segundo a minuta do acordo, assinada durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, em junho deste ano, a cooperação entre Burkina Faso e Rússia também prevê outras formas de colaboração no setor energético.
Burkina Faso está em negociação com a estatal russa Rosatom para a construção de uma pequena usina nuclear até 2030, segundo informou o embaixador do país na Rússia, em outubro.
No mês passado, o presidente Vladimir Putin destacou que a Rosatom é responsável por cerca de 90% das obras de usinas nucleares em andamento no mundo. O líder russo acrescentou que já foram construídos 110 blocos de energia nuclear com design russo em diversos países.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado