Geral

Temporais podem atingir todo o Estado de SP com chuvas fortes e ventos de até 70 km/h

Defesa Civil emite alerta para risco de tempestades entre domingo e terça-feira; previsão inclui rajadas de vento, raios e possibilidade de granizo em diversas regiões paulistas

16/11/2025
Temporais podem atingir todo o Estado de SP com chuvas fortes e ventos de até 70 km/h
- Foto: Reprodução

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a possibilidade de temporais em todo o território paulista entre este domingo, 16, e terça-feira, 18. Segundo o órgão, as chuvas podem vir acompanhadas de raios, ventos que superam 70 km/h e eventual queda de granizo.

As regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira devem ser as mais atingidas pelas chuvas intensas. Nas demais áreas do Estado, a previsão é de precipitação moderada a forte.

A Defesa Civil orienta a população a:

  • Evitar áreas alagadas;
  • Não enfrentar correntezas;
  • Manter distância de postes e fios elétricos;
  • Não se abrigar sob árvores;
  • Recolher objetos que possam ser levados pelo vento;
  • Em caso de emergência, ligar para 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).

Previsão para a capital paulista

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, após uma manhã de tempo instável, este domingo deve registrar chuvas de moderada a forte intensidade ao longo da tarde.

As temperaturas variam entre 18ºC e 24ºC ao longo do dia. O tempo fechado é resultado da formação de uma frente fria associada a uma área de baixa pressão atmosférica, originada entre o norte do Paraguai e o sul do Mato Grosso do Sul, conforme explica o CGE.

Os modelos meteorológicos indicam menor impacto das chuvas sobre a porção Leste da capital e Região Metropolitana, mas ainda há possibilidade de precipitação moderada a forte, com rajadas de vento que podem superar 60 km/h. A frente fria deve avançar sobre a região a partir da madrugada de segunda-feira.

Alerta do Inmet para outros Estados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta para risco de tempestades a partir deste domingo, 16, em nove Estados, incluindo o Paraná, onde sete pessoas morreram na semana passada após a passagem de um tornado.

A previsão do Inmet aponta para chuvas intensas, trovoadas, queda de granizo e ventos acima de 100 km/h, com possibilidade de prolongamento até segunda-feira.

Inicialmente, a frente fria deve afetar áreas do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, chegando ao Estado de São Paulo a partir da madrugada de segunda-feira.