Geral
Protesto da Geração Z na Cidade do México termina em confrontos e deixa dezenas de feridos
Manifestação liderada por jovens resulta em embate com a polícia, com dezenas de feridos e críticas ao governo de Claudia Sheinbaum
Manifestantes e policiais entraram em confronto neste sábado (15) na Cidade do México, capital do país.
Parte da barreira de segurança instalada ao redor do Palácio Nacional, sede do governo mexicano, foi derrubada durante a marcha convocada pela chamada Geração Z. Segundo a mídia local, o protesto também reuniu participantes de diferentes faixas etárias e teve manifestações semelhantes em outras cidades do país.
Durante o ato, indivíduos encapuzados derrubaram parte do muro de proteção do Palácio Nacional, o que desencadeou confrontos diretos com as forças policiais.
De acordo com os organizadores, o movimento se inspira em protestos recentes liderados por jovens em países como Peru e Nepal, e tem como principal público a Geração Z. O governo mexicano, por sua vez, sugeriu que partidos de oposição tradicionais teriam colaborado para impulsionar as manifestações.
Ao menos 60 policiais ficaram feridos, segundo informações oficiais, além de vários manifestantes. Os participantes entoaram palavras de ordem contra a presidente Claudia Sheinbaum e o partido governista Morena, exigindo justiça pelo assassinato de Carlos Manzo, prefeito de Uruapan, Michoacán, ocorrido em 1º de novembro.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado