Geral

Hospital da Cidade realiza mais de 150 cirurgias de catarata em pacientes de Messias e São Luiz do Quitunde

Programa Olhar da Gente amplia acesso a tratamentos oftalmológicos e combate a cegueira evitável em regiões com serviços limitados

15/11/2025
Hospital da Cidade realiza mais de 150 cirurgias de catarata em pacientes de Messias e São Luiz do Quitunde
Pacientes realizam cirurgias no Hospital da Cidade. - Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceio.

O Hospital da Cidade (HC), em Maceió, realizou neste sábado, 15 de novembro, cirurgias de catarata em 157 pacientes dos municípios de Messias e São Luiz do Quitunde, proporcionando a eles a oportunidade de recuperar a visão e transformar suas vidas. A iniciativa integra o programa Olhar da Gente , da Prefeitura de Maceió, que busca ampliar o acesso da população a tratamentos oftalmológicos de qualidade.

Com esta nova etapa, o HC ultrapassa a marca de 2.700 procedimentos realizados, consolidando-se como referência em saúde oftalmológica e cirurgias eletivas no estado de Alagoas.

"Estou muito feliz com o atendimento, foi fantástico, contente com o carinho e quero agradecer a todos que fazem parte da equipe. O pessoal todo preparado, capacitado", relatou o paciente José dos Santos, um dos beneficiados pela ação.

A catarata, considerada uma das principais causas de cegueira reversível no Brasil, foi tratada com sucesso em todos os pacientes atendidos nesta edição do programa.

Lançado pelo prefeito JHC, o Olhar da Gente tem a meta de realizar 10 mil cirurgias de catarata até 2026 e já apresenta resultados expressivos. A ação deste sábado representa mais um avanço nessa jornada, que já beneficiou centenas de pessoas de Maceió e de outros municípios alagoanos, como São José da Laje, Flexeiras, Satuba, Maragogi, Ibateguara, União dos Palmares, Quebrangulo, São Miguel dos Milagres e Matriz do Camaragibe.

Camila Porciúncula, diretora-presidente do Maceió Saúde, destacou o impacto dessas cirurgias na vida dos pacientes: "A cada paciente que atendemos, não estamos apenas realizando uma cirurgia, mas oferecendo uma nova chance de vida. O que vemos aqui são histórias de superação, de pessoas que, com a ajuda da medicina e da nossa equipe dedicada, podem agora retomar suas atividades cotidianas e vivenciar a vida de uma maneira mais plena".

A doutora Célia Fernandes, diretora-geral do HC, também ressaltou o envolvimento das equipes envolvidas: "O sucesso das cirurgias realizadas neste sábado é reflexo do compromisso e da competência de todos os profissionais que fazem parte do Hospital da Cidade. Contamos com uma estrutura moderna e comprometimento, o que garante que cada paciente seja tratado com segurança, eficiência e respeito", afirmou.

O Hospital da Cidade é administrado pela Maceió Saúde , organização social sem fins lucrativos dedicada à modernização e à eficiência na gestão das unidades municipais de saúde. A instituição adota boas práticas de governança e qualidade na assistência à população de Maceió, promovendo processos que integram inovação, cuidado e gestão eficientes.