Geral

Alckmin considera positiva decisão de Trump sobre tarifas, mas aponta insuficiências

Vice-presidente destaca avanços nas exportações brasileiras, mas ressalta que setores ainda permanecem em desvantagem competitiva mesmo após nova medida dos EUA.

15/11/2025
Alckmin considera positiva decisão de Trump sobre tarifas, mas aponta insuficiências
Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, avaliou neste sábado (15) como positiva a nova ordem executiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que reduz tarifas para produtos brasileiros. No entanto, Alckmin ponderou que a medida ainda é insuficiente para garantir plena competitividade ao Brasil em setores estratégicos.

Segundo Alckmin, o comércio exterior brasileiro vive um momento histórico, com exportações que somaram US$ 290 bilhões (R$ 1,5 trilhão) entre janeiro e outubro, registrando um crescimento de 9,1% apenas no último mês. O vice-presidente também destacou a abertura de quase 500 novos mercados para produtos nacionais desde o início do ano.

Entre os itens beneficiados pela redução tarifária, Alckmin mencionou o café, carne, frutas, açaí e, principalmente, o suco de laranja. Com a nova medida, a participação das exportações brasileiras que entram nos Estados Unidos sem tarifa subiu de 23% para 26%.

Apesar do avanço, Alckmin ressaltou que ainda há setores relevantes da economia nacional que permanecem em desvantagem competitiva no mercado norte-americano.

Por Sputinik Brasil