Geral
Japão protesta contra restrição de viagens da China após declarações sobre Taiwan
Governo japonês reage após Pequim desaconselhar visitas ao país, citando falas da primeira-ministra Sanae Takaichi sobre o conflito em Taiwan
O governo japonês apresentou protesto formal neste sábado, 15, após a China emitir um alerta recomendando que seus cidadãos evitem viajar ao Japão. O aviso chinês ocorreu em meio ao aumento das tensões diplomáticas provocadas por declarações da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, sobre Taiwan.
O chefe de gabinete japonês, Minoru Kihara, afirmou a jornalistas que Tóquio solicitou à China que adote "medidas apropriadas" diante da situação, segundo informações da agência Kyodo. Kihara destacou ainda que, justamente devido às divergências entre os dois países, manter canais de comunicação abertos em diferentes níveis é "essencial".
A recomendação da China, feita na sexta-feira, alega preocupação com incidentes anteriores envolvendo cidadãos chineses no Japão e cita as "declarações equivocadas" da primeira-ministra japonesa sobre Taiwan, que teriam impactado negativamente o ambiente de intercâmbio entre os dois países.
Sanae Takaichi, que assumiu o cargo de primeira-ministra no mês passado, afirmou no parlamento que um eventual ataque chinês a Taiwan poderia representar "uma ameaça existencial" ao Japão, o que justificaria o uso de força militar japonesa.
Fonte: Associated Press
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado