Geral

Alckmin destaca aumento de produtos brasileiros com tarifa zero nos EUA

Vice-presidente ressalta avanço de 23% para 26% nas exportações isentas de tarifas após nova ordem executiva dos Estados Unidos

15/11/2025
Alckmin destaca aumento de produtos brasileiros com tarifa zero nos EUA
Alckmin - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou neste sábado (15) que, até a publicação da ordem executiva do governo dos Estados Unidos na sexta-feira, 23% das exportações brasileiras para o mercado americano contavam com tarifa zero. Com o novo anúncio, esse percentual subiu para 26%.

"São US$ 40 bilhões em exportações aos Estados Unidos (dados de 2024). Desses, 42% tinham tarifa de 0 a 10% e 24% estão na seção 232, na qual nós e o mundo estamos iguais e só perdemos competitividade para empresas dos Estados Unidos. Sobraram 33%, que são o problema", explicou o ministro.

Segundo Alckmin, essa última parcela representa os setores em que o Brasil perdeu competitividade para outros países exportadores.

O vice-presidente destacou ainda que o diálogo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, presidente dos EUA, foi fundamental para as negociações. Ele afirmou que o governo brasileiro continuará empenhado em reduzir ainda mais as tarifas e que "há uma avenida pela frente de trabalho".

Alckmin também avaliou que a tarifa de importação ainda vigente sobre o café brasileiro exportado aos Estados Unidos "não faz sentido".