Geral
O que é possível fazer com o Atlas, novo navegador do ChatGPT?
Atlas promete navegação personalizada com inteligência artificial, integração total ao ChatGPT e recursos inéditos para usuários de Macbooks.
Lançado em outubro, o Atlas é o primeiro navegador com inteligência artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI e funciona integrado ao ChatGPT. O Atlas se apresenta como um assistente digital, capaz de resumir, comparar e gerar textos em qualquer site visitado. Um dos seus diferenciais é a capacidade de armazenar o contexto das páginas acessadas, oferecendo sugestões e referências em pesquisas futuras.
No momento, o Atlas está disponível apenas para Macbooks, da Apple, mas a OpenAI já anunciou planos para expandir a tecnologia para o sistema Windows em breve.
O grande destaque do Atlas é a navegação personalizada. A IA utiliza dados fornecidos pelo usuário e todo o histórico de pesquisas do ChatGPT, já que o navegador está integrado ao chatbot da empresa.
Segundo a OpenAI, o Atlas pode utilizar dados de navegação, como sites visitados, comportamento de cliques e preferências, para aprimorar seus modelos de IA. Essa coleta de dados é desabilitada por padrão para garantir a privacidade, mas pode ser ativada mediante permissão do usuário para pesquisas mais avançadas.
Modo Agente
Exclusivo para assinantes do ChatGPT, o Modo Agente permite que a IA controle o computador em nome do usuário. Ao ativar essa função, é possível solicitar à IA que envie e-mails, resumos de notícias ou até realize compras online.
O Modo Agente opera em duas modalidades: logada e deslogada. Na opção logada, a IA tem maior autonomia e pode, por exemplo, concluir pagamentos sem intervenção humana. Já na versão deslogada, que oferece mais proteção aos dados sensíveis, é necessário inserir manualmente informações como e-mail, nome e número do cartão de crédito para finalizar uma compra.
Integração com o ChatGPT em qualquer site
Com o Atlas, não é mais preciso abrir uma nova aba para acessar o ChatGPT durante uma pesquisa. O navegador conta com um chatbot integrado na lateral direita da tela, permitindo ao usuário consultar a IA ou solicitar melhorias em textos de e-mail diretamente da caixa de mensagens, sem sair da página em que está.
Pesquisas personalizadas
O Atlas utiliza as informações coletadas para sugerir pesquisas e lembrar o usuário de tarefas pendentes, tornando-se mais do que um simples navegador: um verdadeiro assistente digital. O algoritmo de IA filtra resultados de acordo com as preferências do usuário, deixando o site com a resposta mais relevante — uma proposta que se diferencia do Chrome tradicional, do Google.
*Mariana Cury é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado