Geral
Crime organizado exige articulação nacional, afirma procurador-geral do RJ
Antonio José Campos Moreira defende políticas de Estado e atuação coordenada do Ministério Público no combate ao crime organizado
O procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Antonio José Campos Moreira, afirmou nesta sexta-feira (14) que o enfrentamento ao crime organizado exige uma articulação nacional e políticas de Estado, e não apenas de governo, no campo da segurança pública.
“O Estado, sob pena de se deslegitimar, precisa dar uma resposta consistente”, declarou durante o Congresso Nacional do Ministério Público, realizado em Brasília.
Notícias relacionadas:
- Foco tem que ser nos cabeças do crime organizado, diz Lula.
- Crime organizado: Haddad defende asfixiar fontes de financiamentos.
Moreira destacou que o Ministério Público deve atuar de maneira coordenada e integrada, com estrutura adequada, em vez de agir isoladamente em seus órgãos de execução.
Ao abordar a gravidade do cenário atual, o procurador-geral citou o alto volume financeiro movimentado pelas organizações criminosas e, especificamente no Rio de Janeiro, o poderio bélico das facções, que contam com verdadeiros exércitos equipados.
“O que há no Brasil é muito grave. A criminalidade organizada, historicamente subestimada, movimenta quantias vultosas, com enorme poder corruptor, capazes inclusive de desequilibrar a economia formal”, afirmou.
O procurador-geral ressaltou ainda que o Ministério Público deve agir sempre com prudência, equilíbrio e independência, sem espaço para radicalismos ideológicos.
“Não podemos aderir nem a discursos que pregam o processo penal mínimo, nem a concepções que propõem a extinção do direito penal”, concluiu.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado