Geral
Onda prateada na educação: os 60+ inscritos no Enem
Número de candidatos com 60 anos ou mais cresce 191% em três anos e reflete desejo de desenvolvimento pessoal e inclusão
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem atraído um público cada vez mais diverso, inclusive entre os mais experientes.
Nos últimos três anos, o número de inscritos com 60 anos ou mais cresceu 191%, alcançando 17.192 participantes na edição de 2025, segundo dados do Painel Enem. Coincidentemente (ou não), o tema da redação deste ano — "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira" — convidou à reflexão tanto quem já faz parte da chamada "melhor idade" quanto as gerações que ainda vão envelhecer.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esse aumento reflete o avanço educacional e o desejo de desenvolvimento pessoal e coletivo dessa faixa etária.
Para compreender melhor o que motiva esses estudantes e como o sistema educacional pode acolhê-los, Thaiana de Oliveira e Rafael Costa recebem Júlia Eugênia Gonçalves, mestre em educação e psicopedagogia, especialista em psicopedagogia clínica e psicanálise; e Analise da Silva, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora do Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais. O programa já está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado