Geral
Moedas de ouro raríssimas do século IV são encontradas em Aquileia, na Itália
Descoberta inclui três medalhões imperiais cunhados por diferentes imperadores romanos e revela detalhes sobre práticas cerimoniais e estruturas antigas do mercado local.
Três moedas de ouro excepcionalmente raras, cunhadas por três diferentes imperadores romanos do século IV d.C., foram descobertas em Aquileia, no nordeste da Itália.
Segundo especialistas, as peças são tão incomuns que provavelmente não eram moedas de circulação comum, mas medalhões especiais oferecidos pelo imperador a membros da corte durante celebrações, conforme registrado pelo The History Blog.
A descoberta ocorreu no Fondo ex Pasqualis, uma área de antigos mercados situada na extremidade sudeste da cidade, escavada por uma equipe da Universidade de Verona.

As moedas foram localizadas sob o piso do pórtico de um dos edifícios do mercado. Elas foram cunhadas pelos imperadores Valens (364–378 d.C.), Magnus Maximus (383–388 d.C.) e Arcádio (383–408 d.C.), todas na casa da moeda imperial em Constantinopla.

Além das moedas, a escavação de 2025 revelou uma fileira de 19 ânforas embutidas no solo. Descobertas semelhantes já haviam ocorrido em 2024, quando 23 vasos foram encontrados. De acordo com os arqueólogos, as ânforas não eram utilizadas para armazenamento ou transporte, mas para melhorar a drenagem e estabilizar o solo sob estruturas longas e estreitas, provavelmente antigos armazéns.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado