Geral
Hospital da Cidade alerta para riscos e prevenção do câncer bucal
Especialista destaca a importância do diagnóstico precoce e do autoexame durante campanha nacional
Durante a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, o Hospital da Cidade reforça a necessidade do diagnóstico precoce e dos cuidados contínuos com a saúde bucal. A campanha, realizada anualmente na primeira semana de novembro, tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos, sintomas e formas de prevenção do câncer bucal, que pode acometer lábios, língua, gengivas e outras áreas da cavidade oral.
Segundo Carmém Lúcia Calheiros, coordenadora da Odontologia Hospitalar do Hospital da Cidade, a mobilização é fundamental para reduzir os índices da doença e estimular a procura por atendimento odontológico regular. “Normalmente, na primeira semana de novembro, é realizada a semana de prevenção ao câncer bucal. É um movimento importantíssimo para o diagnóstico precoce deste tipo de câncer”, enfatiza a especialista.
Ainda de acordo com Carmém Lúcia, os principais fatores de risco incluem o consumo excessivo de álcool, o tabagismo, a exposição prolongada ao sol e o sexo oral sem proteção. “Aqui no Hospital da Cidade, todos os pacientes internados na unidade de terapia intensiva passam por exames, mas em casa também é possível realizar o autoexame”, ressalta.
O autoexame é uma prática simples que pode contribuir para a identificação precoce de alterações na boca. A especialista orienta que a população fique atenta a sinais como feridas nos lábios que não cicatrizam por mais de duas semanas, manchas vermelhas ou esbranquiçadas no interior da boca, dificuldade para engolir e presença de nódulos na região do pescoço. “Caso observe esses sinais, procure um dentista de sua confiança ou um especialista em estomatologia e odontologia hospitalar”, recomenda.
No Brasil, são registrados cerca de 15 mil novos casos de câncer bucal por ano, sendo a maioria em homens, que representam 73,6% dos diagnósticos. A mortalidade associada à doença é elevada, com mais de seis mil óbitos anuais, em grande parte devido ao diagnóstico tardio. Entre os principais fatores de risco estão o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, a má higiene bucal e a infecção pelo vírus HPV.
O Hospital da Cidade é administrado pelo Maceió Saúde, organização social sem fins lucrativos dedicada à modernização e à eficiência na gestão das unidades municipais de saúde. A instituição atua com foco em boas práticas de governança e na qualidade da assistência prestada à população de Maceió, implementando processos que integram inovação, cuidado e gestão eficiente.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado