Geral
Arqueólogos mexicanos encontram cidade antiga com arquitetura singular
Sítio arqueológico Paso Temprano, descoberto no estado de Guerrero, revela complexidade social e técnica construtiva única há mais de 1.200 anos
Uma equipe do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México anunciou a descoberta de uma cidade antiga excepcionalmente bem preservada no estado de Guerrero, oferecendo novas perspectivas sobre o passado cultural da região.
Batizado de Paso Temprano – ou Corral de Piedra, como é chamado pelos moradores locais –, o sítio arqueológico ocupa mais de 1,2 quilômetro e teria sido construído há cerca de 1.200 anos, durante o período Épico Clássico.
Os vestígios dessa cidade foram identificados na região de Costa Chica, no sul de Guerrero, em uma área montanhosa de difícil acesso.
Segundo especialistas do INAH, o local apresenta zonas palacianas, uma cancha de jogo de bola e muros defensivos, todos erguidos com uma técnica arquitetônica distinta conhecida como revestimento mixteca. Esse método utiliza blocos de pedra verticais alternados com lajes finas, similar ao observado em outros sítios do mesmo período, como Tehuacalco, próximo à cidade de Chilpancingo.
"Nos próximos anos, o estudo de Paso Temprano poderá delinear uma cultura arqueológica local, que floresceu entre os períodos Épico Clássico e Pós-Clássico Inicial, nesta parte do que hoje é Guerrero", destaca o arqueólogo Miguel Pérez Negrete.
As primeiras análises sugerem que o planejamento urbano reflete uma hierarquia social complexa: as áreas inferiores abrigavam moradias simples, enquanto as zonas mais elevadas eram reservadas a complexos palacianos e espaços públicos ou cerimoniais.
"É possível distinguir claramente áreas residenciais, corredores, pontos de controle e setores cerimoniais. A preservação é tão notável que parece que os séculos mal tocaram o local", acrescenta Pérez Negrete.
Entre as estruturas identificadas, destaca-se uma cancha de jogo de bola em formato de "I", com 49 metros de comprimento, ladeada por átrios revestidos de pedra e promontórios naturais. Próximo às escavações, os arqueólogos localizaram ainda um salão de 11 por 4,5 metros, uma estela simples possivelmente utilizada como altar e diversas câmaras menores ao redor.
Evidências históricas indicam que os povos Amuzgo e Mixteca ocuparam a região durante a era pré-hispânica tardia, embora a identidade dos construtores originais de Paso Temprano ainda seja desconhecida.

Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal