Geral
Risco de investir em fundo climático é controlável, afirma ministro norueguês
Andreas Bjelland Eriksen destaca que o maior perigo é não participar de iniciativas para preservar florestas tropicais, enquanto autoridades brasileiras reforçam a importância do Fundo Florestas Tropicais para Sempre
O ministro do Meio Ambiente da Noruega, Andreas Bjelland Eriksen, afirmou nesta terça-feira que o risco de investir no Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) é altamente gerenciável. Durante coletiva de imprensa, Eriksen destacou que o maior risco atualmente é não participar de iniciativas como essa para manter a floresta em pé.
O subsecretário de Assuntos Econômicos e Fiscais do Ministério da Fazenda, João Resende, concordou com o posicionamento do ministro norueguês. Segundo Resende, a ausência de investimentos em mecanismos como o TFFF faz com que todo o risco financeiro de desastres naturais recaia sobre os cofres públicos. Dessa forma, o fundo representa uma alternativa para mitigar riscos climáticos por meio de recursos mistos, combinando capital público e privado.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acrescentou que alguns países devem realizar aportes no TFFF após cumprirem seus calendários internos, ou seja, após a tramitação dos processos em seus respectivos parlamentos. O processo de captação de recursos segue ao longo da presidência brasileira da Conferência, que se estende até o próximo ano. O fundraising é liderado pelo Brasil.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado