Geral

Alckmin espera queda dos juros na próxima reunião do Copom

Vice-presidente destaca cenário positivo e aposta em redução da Selic após manutenção em 15% ao ano

06/11/2025
Alckmin espera queda dos juros na próxima reunião do Copom

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (6) que o governo espera uma redução da taxa de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Na quarta-feira (5), o Copom manteve, por unanimidade, a Taxa Selic em 15% ao ano, marcando a terceira reunião consecutiva sem alterações.

“A taxa de juros está muito elevada. Esperamos que na próxima reunião do Copom ela já comece uma curva de redução. Os juros retraem a atividade econômica, especialmente nos bens duráveis de maior valor, mas acredito que seja algo transitório. Estamos recebendo grandes investimentos no Brasil”, declarou Alckmin durante evento em Minas Gerais.

O vice-presidente ressaltou ainda que o país vive uma safra agrícola recorde, com crescimento de 17%, além de registrar queda do dólar e da inflação, fatores que considera relevantes para a economia nacional.

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 9 e 10 de dezembro.

Em comunicado, o Banco Central informou que o cenário internacional segue incerto, influenciado pela conjuntura e pela política econômica dos Estados Unidos, o que impacta as condições financeiras globais e motivou a manutenção da taxa de juros.

No âmbito interno, o BC destacou que a inflação permanece acima da meta, mesmo com a desaceleração da atividade econômica, indicando que os juros devem permanecer elevados por mais tempo.

Esta foi a terceira reunião consecutiva em que o Copom optou por manter a Selic. A taxa está no maior patamar desde julho de 2006, quando atingiu 15,25% ao ano.

Notícia relacionada: