Geral
Super Mix Talks promove debates sobre gestão, inovação e cultura organizacional no varejo
Evento realizado durante a feira Super Mix reúne especialistas e líderes do setor para discutir temas como inteligência artificial, liderança e prevenção nas relações de trabalho
Com o objetivo de oferecer conteúdos voltados para a melhoria da gestão do varejista e do supermercadista, o Supermix Talks by SindVarejista acontece durante a Feira Super Mix, realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) com co-realização da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) e organização da Insight Feiras & Negócios. O evento começou nesta quarta (5), no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, e segue até sexta (7).
O presidente do SindVarejista, Edivaldo Santos, ressaltou que espaço foi pensando com o propósito de oferecer conteúdo relevante e prático para os empresários do setor supermercadista, contribuindo com a gestão. “Nós pensamos em temas e trilhas que fossem úteis para os donos de supermercados, para que possam conduzir melhor suas empresas”, explicou Santos. Entre os temas abordados, ele destacou a importância das discussões sobre normas regulamentadoras, gestão e tecnologia. “Teremos palestras sobre gestão e inteligência artificial, que são assuntos muito atuais e essenciais para otimizar os processos nas empresas. Mesmo sendo temas novos, como IA e até o uso do WhatsApp, já fazem parte da rotina da gestão”, completou o presidente.
O primeiro dia do Supermix Talks abordou o tema Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional. A procuradora do trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Débora Tito, ministrou a palestra “Práticas no Varejo: Supermercados como referência em Gestão de Pessoas”. A jurista abordou a questão do bem-estar emocional e como as empresas podem evitar casos de assédio moral.
Ela destacou a importância da prevenção como principal ferramenta para evitar casos de assédio moral e mal-estar emocional nas empresas. “O risco ainda é apenas um risco, ele não se materializou. Com uma prevenção profunda, por meio de programas de antiassédio, antidiscriminação, canais de denúncia, escuta ativa e apoio psicológico, é possível evitar futuras ações judiciais, adoecimentos e afastamentos”, explicou.
A jurista ressaltou, ainda, que as empresas devem buscar suporte técnico e jurídico para fortalecer suas práticas internas. “É essencial contratar consultorias e escritórios de advocacia preparados para lidar com essas questões, garantindo que, em fiscalizações ou denúncias, a empresa esteja bem amparada. Mais do que isso, trata-se de promover um ambiente de trabalho saudável, onde as pessoas convivam melhor”, concluiu.
O especialista em HXM/RH da empresa TOTVS, Vivaldo Sales, falou sobre “Cultura e Engajamento”. Ele ressaltou a importância de as empresas, independentemente do porte, fortalecerem e difundirem sua cultura organizacional como parte essencial da sustentabilidade e do sucesso do negócio. “O que as empresas precisam entender é que cultura não está desvinculada do negócio. Uma cultura forte potencializa os ganhos e a sustentabilidade da organização”, destacou.
Segundo ele, a cultura deve ser constantemente revisitada e, principalmente, vivenciada pela liderança e pelos colaboradores. “Os colaboradores precisam perceber que a diretoria e as lideranças vivem essa cultura. Isso gera engajamento e faz com que eles também a defendam e transbordem no dia a dia, no atendimento ao cliente, na forma de trabalhar, na postura dentro da empresa”, explicou.
PROGRAMAÇÃO
A programação do Super Mix Talks é voltada à capacitação profissional e à troca de boas práticas no varejo, reunindo especialistas. Nesta quinta (6), as palestras serão voltadas para o tema Marketing, Liderança e Tecnologia. A professora da UFPE Mônica Leão inicia a programação às 16h, com a palestra “Decifra-Me ou Te Devoro: Como Entender o Comportamento do Consumidor”. Em seguida, às 17h30, o advogado Márcio Nunes fala sobre “Como a Nova NR-01 redefine o Papel da Liderança”. A programação encerra às 19h, com a palestra “Geração Z no mercado de trabalho: Como alinhar expectativas e talentos ao propósito”, com o Consultor de Empresas e CEO da Humanizado, Denis Sobral.
No último dia de feira, nesta sexta (7), o Super Mix Talks tem como tema Economia, IA e Vendas Digitais. As palestras do dia são “Inteligência Artificial nos Negócios, como se preparar para essa revolução”, ministrada pelo Consultor Empresarial especializado em Inteligência Artificial, Alexandre Guimarães; “Indústria e Varejo de Alimentos estão prontos para a Reforma Tributária?”, com o Advogado Tributário e Fiscal, Luiz de França; “Vendas na era da IA” e “Vendas pelo WhatsApp”, ambas com o Especialista em Digital Commerce da TOTVS, Romário Lopes.
Sobre a Super Mix - Realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), com co-realização da Associação Pernambucana de Supermercados (APES) e organização da Insight Feiras & Negócios, a Super Mix chega à sua 19ª edição reforçando o compromisso com a inovação e o fortalecimento do ambiente de negócios da região. Este ano, o evento conta com patrocínio Ouro da La Sereníssima e Tambaú, Prata da São Braz, bronze da Camponesa, além do apoio da Space Totem, Tudo Climatizadores, Coca-Cola, NEQ, Ondunorte, Enel, Carbono B, responsável pela neutralização de carbono.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado