Geral

Professora Maria Aparecida de Oliveira recebe título de Doutora Honoris Causa

Solenidade de entrega do título será na segunda-feira (17), a partir das 16 horas, no auditório Nabuco Lopes (Reitoria)

06/11/2025
Professora Maria Aparecida de Oliveira recebe título de Doutora Honoris Causa

“Como uma justa homenagem a uma personalidade notória, não apenas pelo seu admirável percurso acadêmico, mas, sobretudo, pela sua trajetória de vida dedicada à luta pela educação pública, pelos direitos humanos, pela equidade de gênero, pela justiça social e pelo enfrentamento ao racismo”. Essa foi a pauta para a decisão do Conselho Superior Universitário (Consuni), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para outorgar o título de Doutora Honoris Causa à professora Maria Aparecida Batista de Oliveira, recentemente aposentada.

A aprovação do título honorífico à professora "Cida", assim conhecida nos meios acadêmicos e entre amigos, na sessão ordinária de agosto último, foi reforçada pelo Consuni como o reconhecimento da Ufal a personalidades eminentes que tenham contribuído significativamente para o progresso da Universidade, da região ou do país, ou que tenham se distinguido por sua atuação em favor da ciência, das letras, das artes, do meio ambiente ou da cultura em geral.

Graduada em Filosofia, com mestrado em História pela Ufal, onde se aposentou como professora - adjunta, Maria Aparecida tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, Ética e Ciências Humanas Aplicadas à saúde, atuando, principalmente, nos seguintes temas: relações de gênero e dominação, opressão contra as mulheres, submissão e machismo, mulher e violência e mulher e sofrimento, racismo e relações étnica racial, diversidade religiosa e sexual. Foi coordenadora do Núcleo Temático Mulher e Cidadania da Ufal e presidiu, de 2005 a 2009, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CEDIM), representando a Universidade.

A professora Aparecida tem rica trajetória acadêmica, que vai além da docência, com passagem em cargos de gestão no Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes (ICHCA), unidade acadêmica proponente do título ao Consuni, e de liderança na entidade representante de seu segmento, a Associação dos Docentes da Ufal (Adufal). 

Homenagens

A projeção e reconhecimento ao desempenho da atuação da professora Aparecida Oliveira resultou em premiações que extrapolaram os muros universitários. Na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, recentemente realizada, foi uma das agraciadas com o Prêmio Graciliano Ramos de Literatura. Nas homenagens recebidas no decorrer de sua trajetória, Comenda do Mérito Educativo Alagoano (Conselho Estadual de Educação), Medalha Honorífica dos 50 anos da Universidade Federal de Alagoas, Mulheres Valorosas do Brasil, Academia de Letras e Artes do Nordeste - Núcleo do Estado de Alagoas (ALANE/AL).

Ainda recebeu as seguintes homenagens: Mérito Comunitário, Projeto Teteia, Prêmio Deputada Selma Bandeira, em 2002 (Prefeitura Municipal de Maceió),Comenda Selma Bandeira (2005), da Prefeitura Municipal de Prêmio Enfermeira Noracy Pedrosa (Secretaria da Saúde do Município de Maceió).

A solenidade de entrega do título honorífico à professora Maria Aparecida Batista de Oliveira é aberta à comunidade e será presidida pelo reitor Josealdo Tonholo.