Geral
Cerrado resiste apesar das ameaças ao bioma
Segundo maior bioma do Brasil já perdeu 28% de sua vegetação nativa, mas ainda mantém mais da metade de sua cobertura original
O Cerrado, segundo maior bioma do Brasil, já perdeu mais de 40 milhões de hectares de vegetação nativa — o equivalente a 28% de toda a sua cobertura original, conforme dados do projeto MapBiomas.
Essa área desmatada corresponde a uma vez e meia o território do estado da Bahia. Atualmente, cerca de 51,2% do Cerrado ainda preserva vegetação nativa, enquanto aproximadamente 48% já foi convertido para agropecuária e outras formas de ocupação humana.
Para debater os impactos do desmatamento e a capacidade de resiliência do bioma, Thaiana de Oliveira e Rafael Costa conversam com Mercedes Bustamante, professora do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB) e uma das principais especialistas em Cerrado, e Bárbara Costa, analista do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e integrante da equipe do MapBiomas. O conteúdo está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado