Geral
Lula alerta para urgência climática e critica interesses imediatistas na abertura da COP30
Presidente destaca necessidade de centralidade da agenda ambiental e convoca governos e sociedade civil à ação efetiva contra as mudanças climáticas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, nesta quinta-feira (6), a sessão plenária da Cúpula do Clima em Belém, com um discurso enfático sobre os desafios globais no combate às mudanças climáticas. Ao receber chefes de Estado para o encontro preparatório da COP30, Lula criticou o predomínio de "interesses egoístas e imediatos" sobre o bem comum nas decisões ambientais.
Durante sua fala, o presidente destacou dois principais entraves à ação climática: a desconexão entre os debates diplomáticos e a realidade cotidiana, e a ausência de centralidade do tema nas políticas públicas. "O combate à mudança do clima deve estar no centro das decisões de cada governo, empresa e pessoa. A participação da sociedade civil e o engajamento de governos subnacionais serão essenciais", afirmou Lula.
Lula também ressaltou a urgência de se ouvir os alertas da ciência, citando projeções que apontam para milhares de mortes e prejuízos econômicos decorrentes do avanço do aquecimento global. O presidente espera que a cúpula contribua para "ampliar nossa visão" diante da crise climática.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas