Geral

Combate à mudança do clima deve estar no centro das decisões de governo e empresas, diz Lula

Presidente Lula defende protagonismo do setor público e privado no enfrentamento às mudanças climáticas e destaca necessidade de avançar no financiamento global durante a abertura da cúpula de líderes da COP30.

06/11/2025
Combate à mudança do clima deve estar no centro das decisões de governo e empresas, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira (6) que o combate e a preparação para as mudanças do clima precisam estar no centro das decisões de governos, empresas e da sociedade civil. A declaração foi feita durante a abertura da cúpula de líderes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

Lula ressaltou a necessidade de superar a desconexão entre os debates diplomáticos e a vida real, defendendo que as discussões realizadas na cúpula sirvam de bússola para as negociações técnicas que virão a seguir.

O evento com líderes mundiais, que antecede oficialmente a COP30, é considerado essencial para o avanço das negociações internacionais sobre o clima.

Segundo o presidente, o principal desafio é o financiamento das ações climáticas. Ele lembrou que, na última COP, realizada no Azerbaijão, ficou definido que os países desenvolvidos devem assumir a liderança e garantir pelo menos US$ 300 bilhões anuais até 2035 para o enfrentamento das mudanças climáticas — valor ainda distante do necessário.

O Brasil, em parceria com o Azerbaijão, comprometeu-se a apresentar um roteiro para alcançar a meta de US$ 1,3 trilhão em investimentos.

O documento divulgado nesta quarta-feira (5) traz, em sua maioria, instrumentos já existentes, como o perdão de dívidas em troca de ações climáticas e a concessão de crédito com condições e taxas favorecidas. Lula destacou que o desafio — e também a solução — está em ampliar a escala global desses mecanismos.