Geral

Guterres aponta falta de coragem política para transição energética

Secretário-geral da ONU cobra ação efetiva por combustíveis limpos e apoio a países em desenvolvimento durante abertura da COP30

06/11/2025
Guterres aponta falta de coragem política para transição energética
António Guterres - Foto: Reprodução

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou nesta quinta-feira, 6, que “falta coragem política” para promover a transição energética em direção ao uso de combustíveis limpos. A declaração foi feita durante a abertura da cúpula de líderes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

“Não é mais tempo de negociação, é tempo de implementação”, destacou Guterres, reforçando a necessidade de medidas concretas para enfrentar a crise climática global.

O secretário-geral enfatizou ainda a importância de oferecer apoio aos países em desenvolvimento, especialmente àqueles mais dependentes de combustíveis fósseis, para que possam avançar na transição para fontes de energia renovável.

Guterres reiterou o compromisso da ONU em manter o limite de 1,5ºC para o aquecimento do planeta e afirmou que a organização não desistirá desse objetivo fundamental para conter os efeitos das mudanças climáticas.