Geral
Lula propõe ação global e nova governança climática na véspera da COP30
Presidente defende justiça climática e criação de conselho da ONU para fortalecer compromissos internacionais
Em artigo publicado nesta quinta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a urgência de uma ação global efetiva para enfrentar as mudanças climáticas, às vésperas da COP30. Lula reforçou a necessidade de medidas concretas e defendeu uma nova governança internacional para o clima.
"Para combater, juntos, a crise climática precisamos de recursos. E reconhecer que o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas, continua sendo a base inegociável de qualquer pacto climático", escreveu o presidente.
Lula enfatizou a importância da justiça climática, cobrando que os países desenvolvidos assumam sua responsabilidade histórica pelas emissões de carbono. "O Sul Global exige maior acesso a recursos. Não por uma questão de caridade, mas de justiça. Os países ricos foram os maiores beneficiados pela economia baseada em carbono. Precisam, portanto, estar à altura de suas responsabilidades. Não apenas assumir compromissos, mas honrar suas dívidas", afirmou.
O presidente também propôs a criação de um Conselho de Mudança do Clima da ONU, vinculado à Assembleia Geral, como forma de fortalecer a governança global e garantir que os países cumpram os compromissos assumidos.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado