Geral
Alunos da EJAI Maceió vivem experiência única na 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Cerca de 500 estudantes têm visitado diariamente o evento; para muitos deles, essa foi a primeira vez em uma bienal
Entre livros, arte e cultura, milhares de estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos(EJAI) da rede municipal de ensino de Maceió estão vivenciando uma verdadeira imersão cultural na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Diariamente, cerca de 500 estudantes da EJAI participam das atividades do evento.
Ao todo, são 40 escolas, três instituições de educação especial e 23 turmas do Programa Brasil Alfabetizado envolvidas na ação, que garante aos alunos a oportunidade de vivenciar o universo da leitura e da cultura.
Todos os estudantes visitantes da EJAI receberam vale-livros, um incentivo da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação(Semed), no valor de R$ 20, para incentivar o hábito da leitura. O evento, que reúne leitura e conhecimento, tornou-se um espaço de descobertas, curiosidade e aprendizado para quem carrega histórias de superação e o desejo constante de seguir aprendendo.
Para Evarista Costa, técnica do setor da EJAI da Semed, o momento é de reconhecimento e valorização. “A gente tem a honra de participar da Bienal, visitando os estandes, as palestras, e também compartilhando experiências da EJAI. Muitas vezes essa modalidade é esquecida pela sociedade, e estar aqui dá visibilidade, fortalece a autoestima e o conhecimento dos nossos estudantes”, explicou.
Evarista destacou ainda o entusiasmo dos alunos com a oportunidade. “Pra eles, é uma riqueza. Eles veem essa chance como algo que talvez nunca imaginassem viver. É um momento de conhecer outros espaços, de serem reconhecidos. Eles vêm com muito amor, se preparam, e mesmo morando longe fazem questão de participar”, afirmou.
A experiência tem sido marcante para estudantes como Fátima Oliveira Leite, de 43 anos, da Escola Municipal Eulina Alencar. “É a minha primeira vez na Bienal. Acho tudo muito interessante, as cores, os livros. Já peguei o vale-livro e quero escolher algo pra mim”, contou, animada.
A diretora da Escola Municipal Eulina Alencar, Marlene Santos, reforçou a importância da iniciativa. “Estamos com nossos alunos da EJAI para prestigiar esse momento, que é de grande importância na vida deles e na representatividade da educação como foco. Tudo é válido para o aprendizado, principalmente para jovens e adultos que retomaram os estudos”.
Entre os visitantes, o entusiasmo se repete. Iraci Matias dos Santos, 68 anos, também da escola Eulina Alencar, se encantou com o evento: “Está tudo muito legal, tudo diferente. É a primeira vez que venho e estou achando ótimo”, disse sorrindo.
A colega dela, Lenilda Berenice dos Santos, 52, compartilhou o mesmo sentimento “Está tudo maravilhoso. Eu pensava que era diferente, mas me surpreendi. O que mais me chama atenção são os livros”.
Para o estudante João Menezes, da Escola Maria José Carrascosa, participar da Bienal representa crescimento e integração. “Eu me sinto bem dentro dessa comunidade. Está sendo muito importante pra mim e pra todo mundo. É uma oportunidade de conhecer o mundo, fazer novas amizades e aprender mais”, relatou.
Já Lúcia Maria dos Santos também da mesma escola resumiu o sentimento coletivo: “Estou feliz pelo passeio, pela apresentação, por ganhar um livro. Espero ter outras oportunidades como essa. Amei!".
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas











