Geral
Lançamento vertical e custo menor: o que se sabe sobre novo drone russo?
Drone Knyaz Veschy Oleg, testado na Ucrânia, destaca-se por baixo custo, produção rápida e decolagem vertical, além de alta reparabilidade.
O novo drone de asa fixa russo Knyaz Veschy Oleg (KVO, na sigla em russo) está em fase de testes na zona da operação militar especial na Ucrânia, conforme informou à Sputnik Aleksei Chadaev, diretor-geral do Centro Científico e de Produção Ushkuynik.
Segundo Chadaev, o drone de reconhecimento KVO é mais acessível financeiramente e capaz de atingir até 50 quilômetros de profundidade em missões tático-operacionais.
O especialista destacou que o equipamento, fabricado em fibra ótica, apresenta custos significativamente menores tanto na produção quanto em eventuais reparos.
Um diferencial importante está na estrutura do drone: suas peças são pequenas e produzidas em impressoras 3D, podendo ser rapidamente substituídas e impressas no próprio local de operação em caso de danos.
"A produção dos drones KVO já foi iniciada, mas, no momento, ele está em fase de testes operacionais [...]. A fabricação pode ser rápida e em larga escala [...], o que representa, em certo sentido, uma concepção inovadora [...]. O drone é de asa fixa e voltado para reconhecimento em profundidade tático-operacional de até 50 quilômetros", ressaltou Chadaev.
Atualmente, os pontos vulneráveis do KVO estão sendo avaliados e os cenários de emprego operacional, aprimorados.
O novo modelo se diferencia de outros drones principalmente por não exigir dispositivos especiais para lançamento.
Na prática, o KVO realiza decolagem vertical a partir de duas guias instaladas no solo, o que aumenta a segurança dos operadores. O sistema também é integrado para operar em conjunto com drones de combate e oferece alta facilidade de manutenção.
Outro aspecto mencionado por Chadaev é que o KVO possui aparência semelhante à de drones inimigos, reduzindo as chances de ser abatido durante missões.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal