Geral

Iniciativa brasileira de restauração florestal conquista 'Oscar da Sustentabilidade'

Projeto re.green vence Prêmio Earthshot 2025, destacando uso de tecnologia para reflorestamento em larga escala e apoio a comunidades locais

06/11/2025
Iniciativa brasileira de restauração florestal conquista 'Oscar da Sustentabilidade'
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

A iniciativa brasileira re.green, dedicada à restauração de florestas e à captura de carbono, foi a vencedora do Prêmio Earthshot 2025 na categoria Proteger e Restaurar a Natureza. A cerimônia, considerada o "Oscar da Sustentabilidade", premiou os ganhadores com 1 milhão de libras (cerca de R$ 7 milhões) e reuniu o príncipe William, herdeiro do trono britânico, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, na noite desta quarta-feira (5), no Museu do Amanhã, no centro do Rio de Janeiro. O prêmio foi criado pelo príncipe William, por meio da The Royal Foundation, em 2020.

A re.green utiliza inteligência artificial e dados de satélite para tornar o reflorestamento economicamente viável. Suas atividades abrangem a restauração em grande escala de áreas degradadas na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, promovendo a proteção da biodiversidade e apoiando comunidades locais. Entre os investidores e parceiros da empresa estão Lanx Capital, BW Capital Partners, Gávea Investimentos, Principia Capital Partners e Dynamo Gestora de Recursos.

"Essa questão (do financiamento à conservação) é de natureza pública, de interesse público. Então, é essencial a participação dos Estados. O que está cada dia mais claro é que mobilizar a iniciativa privada é fundamental", afirmou Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, sócio-fundador da Gávea Investimentos e integrante do conselho da re.green, em conversa com jornalistas antes do anúncio da vitória. A re.green disputou a categoria com o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), lançado pelo governo brasileiro, e o projeto Tenure Facility, da Suécia.

O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) foi representado na cerimônia pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Apesar de não ter vencido, a proposta do governo brasileiro foi reconhecida como uma das estruturas financeiras mais inovadoras no combate à emergência climática. "Estamos incrivelmente agradecidos à presidência brasileira por apresentar essa iniciativa e por ter construído tão bem o design", ressaltou Christiana Figueres, presidente do conselho do Prêmio Earthshot.

O príncipe William encerrou a cerimônia destacando os avanços obtidos desde a criação do prêmio. "O impacto do trabalho já pode ser percebido no oceano, nos céus, na natureza. Sei que muitos se sentem desanimados em tempos incertos, mas o otimismo de 2020 permanece vivo; queremos mostrar que é possível construir economias mais fortes, criar cidades mais saudáveis e proteger nosso planeta", afirmou.

O evento contou com apresentações de Anitta, Gilberto Gil e Seu Jorge. Outras personalidades brasileiras, como a ginasta Rebeca Andrade e a atriz Sabrina Sato, apresentaram três das cinco categorias premiadas. O apresentador Luciano Huck foi o anfitrião da noite.