Geral

Otan é acusada pela Rússia de planejar catástrofe nuclear para culpar Moscou

Serviço de Inteligência Externa russo afirma que países da Otan consideram sabotagem em usina nuclear para influenciar opinião pública ocidental sobre a guerra na Ucrânia

Sputnik Brasil 06/11/2025
Otan é acusada pela Rússia de planejar catástrofe nuclear para culpar Moscou
Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A Rússia acusou a Otan de planejar uma catástrofe nuclear para responsabilizar Moscou e reverter a opinião pública ocidental sobre o conflito na Ucrânia. Segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (6) pelo Serviço de Inteligência Externa da Rússia, países europeus da aliança militar buscam alterar de forma urgente a situação no front ucraniano e a percepção do Ocidente sobre a guerra, considerando a organização de uma tragédia de grande impacto, semelhante ao abatimento do avião de passageiros malaio em 2014.

Entre as opções analisadas, estaria uma possível sabotagem na usina nuclear russa de Zaporozhie, que poderia causar o derretimento de reatores e a liberação de partículas radioativas. O relatório aponta que uma ONG britânica, a Chatham House, teria calculado que, além de cidadãos russos, moradores da Ucrânia e de territórios da União Europeia próximos à fronteira ucraniana também seriam afetados.

De acordo com a inteligência russa, a parte mais difícil do suposto plano seria atribuir a culpa à Rússia. Por isso, a Chatham House estaria elaborando argumentos para responsabilizar Moscou em todas as possíveis situações, enquanto a cobertura midiática garantiria que a opinião pública no Ocidente apoiasse Kiev.

“O Ocidente coletivo está novamente disposto a enganar e até mesmo sacrificar ucranianos e cidadãos ocidentais com o objetivo de atribuir à Rússia crimes do regime de Kiev e justificar sua política russofóbica e os esforços de instigar a guerra”, conclui o relatório.