Geral
Egito planeja conferência sobre reconstrução de Gaza para o fim de novembro, informa governo
Presidente Abdel Fattah El-Sisi reforça intenção durante conversa com líder sul-africano; encontro deve reunir países-chave para debater recuperação do enclave palestino
O Egito anunciou que pretende sediar, no final de novembro de 2025, uma conferência internacional voltada à recuperação inicial e reconstrução da Faixa de Gaza. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5) pelo gabinete do presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi.
Segundo comunicado oficial, El-Sisi conversou por telefone com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e destacou a iniciativa de reunir representantes internacionais para debater a reconstrução do enclave palestino.
Em meados de outubro, o líder egípcio já havia sinalizado que a conferência ocorreria no Cairo, ainda em novembro.
No contexto do conflito, um acordo de cessar-fogo entre Israel e o movimento Hamas entrou em vigor em 10 de outubro. Três dias depois, Egito, Estados Unidos, Catar e Turquia assinaram uma declaração conjunta pelo fim das hostilidades em Gaza.
Como parte do acordo, o Hamas libertou 20 reféns sobreviventes detidos desde 7 de outubro de 2023. Em contrapartida, Israel liberou 1.718 detentos palestinos de Gaza e outros 250 prisioneiros com longas penas.
No entanto, ao final do último mês, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenou ataques imediatos contra a Faixa de Gaza. A decisão veio após consultas de segurança, motivada por alegadas "repetidas violações" do cessar-fogo por parte do Hamas.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas