Geral
Trump destaca avanços econômicos sob seu governo e responsabiliza democratas por paralisação
Em discurso em Miami, ex-presidente dos EUA atribui shutdown a políticas democratas e ressalta conquistas econômicas de sua gestão
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destacou os avanços econômicos alcançados durante seu governo e voltou a responsabilizar os democratas pela paralisação das atividades federais, durante discurso no fórum America Business, em Miami.
O pronunciamento ocorre após o Partido Republicano sofrer derrotas em distritos importantes nas recentes eleições regionais, cenário em que a insatisfação econômica tem ganhado espaço entre o eleitorado.
"Os democratas estão mantendo o governo fechado e forçando funcionários públicos a trabalhar sem receber salário, porque querem manter as políticas ruins de Joe Biden e oferecer assistência de saúde gratuita para imigrantes ilegais", afirmou Trump. "Me chamaram de pessoa ruim ontem, mas não sou. Só quero um país grande de novo, é pedir muito?"
Trump ressaltou o foco de sua gestão na economia e reafirmou a promessa de transformar os Estados Unidos na "melhor economia do mundo", com desempenho superior ao de seu primeiro mandato e "fronteiras resistentes" à imigração.
Entre as conquistas, o ex-presidente citou a alta dos mercados acionários americanos, que atingiram recordes históricos recentemente, e os "trilhões de dólares" em investimentos atraídos por meio de acordos comerciais. Segundo ele, o Produto Interno Bruto (PIB) também segue forte, impulsionado por tarifas comerciais.
Trump afirmou esperar reflexos dessas conquistas no mercado de trabalho, com a criação de "milhares de empregos" e avanço salarial acelerado, à medida que os EUA se reindustrializam e constroem "alguns dos maiores prédios do mundo". "Estamos em um período de transição, de um país horrível para um sucesso", declarou.
O republicano também atribuiu ao governo democrata anterior o aumento da inflação em alimentos, bens, combustíveis e hipotecas. "Em nossa gestão, os preços caíram rápido e podemos falar novamente em sonho americano", defendeu, mencionando ainda a queda dos juros do Federal Reserve (Fed) neste ano, apesar de críticas ao presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, a quem chamou de "incompetente".
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas