Geral

Astronautas chineses realizam primeiro churrasco no espaço e registram momento em vídeo

Tripulantes da Estação Espacial Tiangong assaram frango e carne bovina para receber colegas recém-chegados; adaptação do forno foi necessária para o ambiente sem gravidade

05/11/2025
Astronautas chineses realizam primeiro churrasco no espaço e registram momento em vídeo
- Foto: Reprodução

Pela primeira vez, astronautas chineses realizaram um churrasco no espaço, na terça-feira, 4, para recepcionar compatriotas que chegavam à Estação Espacial Chinesa, batizada de Tiangong ("Palácio Celestial", em português).

O momento foi registrado em vídeo e divulgado pelo canal de televisão estatal CCTV. Nas imagens, os astronautas assam asas de frango em um forno elétrico, enquanto as peças de carne flutuam devido à ausência de gravidade. "No momento em que as asinhas entraram no forno, todos aqui ficaram cheios de ansiedade", relatou o astronauta Zhang Hongzhang.

"Comida gourmet aqui!", comemorou Wu Fei ao retirar o frango do forno. Em seguida, o vídeo mostra os tripulantes saboreando o prato, cada um com um pedaço. "Como podem ter um gosto tão bom?", surpreendeu-se Chen Zhongrui. Além das asinhas, bifes de carne bovina também foram preparados.

O churrasco reuniu membros das missões Shenzhou-20 e os recém-chegados da Shenzhou-21. Para viabilizar o preparo dos alimentos, o forno utilizado precisou passar por adaptações específicas para funcionar corretamente no ambiente espacial.

O jornal chinês Global Times relembrou que, em 2020, um protótipo de forno foi testado na Estação Espacial Internacional. Na ocasião, astronautas assaram cinco biscoitos de chocolate em órbita, em um experimento inédito, mas constataram que o tempo de preparo foi muito maior do que na Terra: 130 minutos.

A estação espacial chinesa está plenamente operacional desde o fim de 2022. Construída com tecnologia nacional, a Tiangong também abriga pesquisas científicas de outros países e, atualmente, conta com seis astronautas a bordo. Os integrantes da missão Shenzhou-20 devem retornar à Terra em breve.