Geral

No primeiro dia de fiscalização, Procon Maceió encontra irregularidades em estabelecimentos financeiros

Ação verifica se correspondentes bancários e lojas cumprem as normas de transparência e proteção ao consumidor

05/11/2025
No primeiro dia de fiscalização, Procon Maceió encontra irregularidades em estabelecimentos financeiros
Fiscalização foi feita em 26 estabelecimentos financeiros. - Foto: Procon Maceió

O Procon Maceió deu início, nesta quarta-feira (5), a uma operação de fiscalização em 26 estabelecimentos de representação financeira na capital alagoana. A iniciativa tem como objetivo verificar se correspondentes bancários e lojas que oferecem serviços financeiros estão em conformidade com as normas de transparência e proteção ao consumidor.

No primeiro dia de ação, foram lavradas quatro autuações por irregularidades, como a ausência do número oficial do Procon para atendimento ao consumidor, falta de informações claras sobre os bancos representados e omissão de dados relacionados aos produtos financeiros comercializados.

Além das falhas informacionais, os fiscais solicitaram cópias integrais dos contratos utilizados na oferta de produtos financeiros, visando analisar possíveis cláusulas abusivas e outras práticas que possam infringir o Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o órgão municipal, após a autuação, as empresas têm até 20 dias para apresentar esclarecimentos e entregar toda a documentação exigida, sob pena de sanções adicionais.

A operação terá continuidade nos próximos dias e faz parte das ações permanentes do Procon Maceió para coibir práticas abusivas e garantir maior segurança e transparência nas relações financeiras, especialmente diante do aumento na busca por serviços como empréstimos e renegociações de crédito.

Consumidores que desejarem fazer denúncias ou tirar dúvidas podem entrar em contato com o Procon Maceió pelos canais oficiais de atendimento: WhatsApp (82) 98882-8326 e pelo número 0800 082 4567.