Geral
PF cumpre mandado em Palmeira dos Índios em operação contra apologia ao nazismo
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (5), em Palmeira dos Índios, uma ação no âmbito da Operação Nuremberg 2, voltada ao combate à apologia ao nazismo e à incitação ao ódio nas redes sociais. O mandado de busca e apreensão foi expedido pela Justiça Federal e cumprido com apoio da Superintendência da PF em Alagoas.
De acordo com as investigações, o perfil alvo da operação era público e realizava postagens com símbolos nazistas, referências ao Holocausto, mensagens racistas e incentivo a ataques violentos. Ainda segundo a PF, o nome da conta utilizava siglas associadas a grupos extremistas virtuais que glorificam autores de massacres.
Durante a ação, equipamentos eletrônicos foram apreendidos e serão submetidos a perícia técnica para identificar o alcance das publicações e possíveis conexões com outros investigados.
A Polícia Federal destacou que a divulgação de símbolos e ideologias nazistas é crime de racismo, previsto na Lei nº 7.716/1989, com penas que podem chegar a cinco anos de reclusão. O órgão alertou ainda que discursos de ódio e conteúdos extremistas têm potencial de radicalização, sobretudo entre jovens e adolescentes, e vêm sendo monitorados em todo o país.
A Operação Nuremberg 2 é uma continuidade de ações iniciadas em outros estados e integra os esforços nacionais de combate ao extremismo ideológico e ao uso da internet para a propagação de ideias antidemocráticas e violentas.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas