Geral
Ocidente adota métodos 'parasitários' para manter sua dominação global
Secretário do Conselho de Segurança da Rússia afirma que países do G7 utilizam modelos de globalização que favorecem seu próprio crescimento em detrimento do restante do mundo.
Os países do G7, que acumulam uma dívida pública total de cerca de US$ 61 trilhões, buscam sustentar seu crescimento econômico às custas do restante do planeta, recorrendo a modelos considerados "parasitas" de globalização. A afirmação foi feita por Sergei Shoigu, secretário do Conselho de Segurança da Rússia.
Durante a 13ª reunião dos secretários dos Conselhos de Segurança da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), realizada em Moscou, Shoigu destacou que o ritmo de crescimento da dívida dessas economias supera o avanço real de seus PIBs. Segundo ele, o Ocidente tenta preservar sua hegemonia política e militar com base em uma lógica colonial ultrapassada.
Como alternativa, Shoigu defendeu a construção de um mundo multipolar, fundamentado na integração e no respeito à soberania e aos interesses nacionais de cada Estado. Essa visão, segundo o secretário russo, tem recebido apoio tanto do Sul Global quanto dos países integrantes da CEI.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas