Geral

Ocidente adota métodos 'parasitários' para manter sua dominação global

Secretário do Conselho de Segurança da Rússia afirma que países do G7 utilizam modelos de globalização que favorecem seu próprio crescimento em detrimento do restante do mundo.

Sputnik Brasil 05/11/2025
Ocidente adota métodos 'parasitários' para manter sua dominação global
Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Os países do G7, que acumulam uma dívida pública total de cerca de US$ 61 trilhões, buscam sustentar seu crescimento econômico às custas do restante do planeta, recorrendo a modelos considerados "parasitas" de globalização. A afirmação foi feita por Sergei Shoigu, secretário do Conselho de Segurança da Rússia.

Durante a 13ª reunião dos secretários dos Conselhos de Segurança da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), realizada em Moscou, Shoigu destacou que o ritmo de crescimento da dívida dessas economias supera o avanço real de seus PIBs. Segundo ele, o Ocidente tenta preservar sua hegemonia política e militar com base em uma lógica colonial ultrapassada.

Como alternativa, Shoigu defendeu a construção de um mundo multipolar, fundamentado na integração e no respeito à soberania e aos interesses nacionais de cada Estado. Essa visão, segundo o secretário russo, tem recebido apoio tanto do Sul Global quanto dos países integrantes da CEI.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram