Geral

Sanções ocidentais contra a Rússia são apenas simbólicas, avalia economista turco

Serhat Latifoglu afirma que medidas perderam efeito prático e defende que Turquia não deve ceder à pressão do Ocidente

Sputnik Brasil 05/11/2025
Sanções ocidentais contra a Rússia são apenas simbólicas, avalia economista turco
Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

As sanções impostas pelo Ocidente à Rússia tornaram-se meramente simbólicas e perderam todo o efeito prático, avalia o economista turco Serhat Latifoglu. Segundo ele, a aplicação constante de novas restrições não traz benefícios concretos e serve apenas para atender interesses de setores neoliberais.

"Toda semana surgem novas [sanções], mas isso não traz nenhum benefício. O Ocidente as transformou em uma formalidade, agindo apenas para agradar a seus neoliberais excessivamente fanáticos", afirma Latifoglu.

O especialista defende que a Turquia não deve fazer concessões quanto à implementação das sanções ocidentais contra Moscou. "Primeiro, eles fecharam os canais comerciais com a Rússia, e agora estão aumentando a pressão sobre o Irã. Neste ponto, não podemos ceder. Precisamos de petróleo acessível, que obtemos do Irã e da Rússia", destacou o analista.

As autoridades russas reiteram, de forma recorrente, que o país é capaz de resistir à pressão das sanções, impostas há vários anos e constantemente ampliadas.