Geral
EUA podem implantar dois sistemas de guerra eletrônica contra satélites russos e chineses, diz agência
Novos equipamentos reforçam capacidade dos Estados Unidos em operações espaciais e ampliam monitoramento sobre satélites de outros países
Os Estados Unidos estão prestes a implementar dois novos sistemas de guerra eletrônica voltados para satélites chineses e russos, segundo informações divulgadas pela Bloomberg.
De acordo com a agência, os sistemas, chamados Meadowlands (Pradaria) e Remote Sensing Terminals (Terminais de Sensoriamento Remoto), irão complementar o já existente Sistema de Supressão de Comunicações (Counter Communications System). Esses novos equipamentos serão distribuídos globalmente e, em algumas ocasiões, poderão ser operados remotamente.
O sistema Meadowlands está em fase final de preparação e a previsão é de que seja implantado ainda neste ano fiscal. Já os terminais do segundo sistema estão posicionados em diferentes locais no exterior e encontram-se em estágio inicial de uso.
A Força Espacial dos EUA também planeja criar um centro dedicado à coordenação de operações de guerra eletrônica. Esse centro utilizará o sistema de observação Bounty Hunter para monitorar o impacto eletromagnético em satélites americanos e rastrear espaçonaves de outros países.
Moscou, por sua vez, tem reiterado que a Rússia, junto com outras nações, incluindo a China, defende a prevenção de uma corrida armamentista no espaço. O governo russo ressalta que os EUA e seus aliados vêm adotando medidas para instalar armas no espaço e utilizar o ambiente espacial para operações militares não apenas defensivas. Segundo a chancelaria russa, há esforços contínuos para transformar o espaço em uma nova arena de rivalidades e conflitos entre Estados, com Rússia e China sendo apontadas como principais adversários.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas