Geral
Cientistas detectam maior explosão de buraco negro já vista, com intensidade de 10 trilhões de sóis
Evento inédito foi registrado a cerca de dez bilhões de anos-luz da Terra e pode ter sido causado pela destruição de uma estrela gigante.
Cientistas norte-americanos detectaram a maior explosão já registrada de um buraco negro supermassivo, com intensidade equivalente a 10 trilhões de sóis. O fenômeno, considerado o mais brilhante e distante já observado, foi relatado em estudo publicado na revista Nature Astronomy, segundo informações da Associated Press.
De acordo com os pesquisadores, a explosão foi tão poderosa que só pode ter sido causada pela destruição de uma estrela de grandes proporções, despedaçada no centro de uma galáxia distante. Esse tipo de fenômeno é conhecido como evento de perturbação de maré, capaz de liberar uma quantidade extraordinária de energia — que, até o momento, ainda não se dissipou por completo.
A erupção teve origem em um núcleo galáctico ativo, ou seja, um buraco negro supermassivo localizado no centro de uma galáxia que consome ativamente matéria. O evento ocorreu a cerca de dez bilhões de anos-luz da Terra, tornando-se a explosão mais distante já documentada pelos astrônomos. Isso significa que o fenômeno remonta a uma época em que o Universo ainda era bastante jovem, considerando sua idade estimada em 13,8 bilhões de anos.
Fonte: Associated Press, via Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas