Geral
Dirigentes do Banco do Japão avaliam aumento de juros, mas pregam cautela
Ata da reunião de setembro revela que membros do BoJ consideram elevação gradual das taxas, condicionada ao cenário econômico e à inflação subjacente
Os dirigentes do Banco do Japão (BoJ) indicaram que o banco central japonês tende a continuar elevando as taxas de juros, desde que as projeções econômicas e de preços se confirmem, conforme registrado na ata da reunião de política monetária realizada em 18 e 19 de setembro.
Divulgado nesta quarta-feira (05, horário local), o documento destaca que muitos membros enfatizaram a relevância da inflação subjacente na comunicação sobre a política monetária. Alguns integrantes também alertaram que uma desaceleração econômica mais intensa nos Estados Unidos pode impactar a economia japonesa e influenciar os preços domésticos.
Um dos dirigentes avaliou que as condições para um aumento das taxas estão se consolidando gradualmente, mas ressaltou a necessidade de “evitar surpreender os mercados com um ajuste prematuro”. Ainda segundo a ata, outro membro sugeriu que pode ser oportuno retomar o ciclo de alta dos juros, considerando que já se passaram mais de seis meses desde o último ajuste. No entanto, ponderou que é possível aguardar, diante da “falta de clareza sobre o grau de desaceleração nos EUA”.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas