Geral

Vendas de veículos caem 1,6% em outubro, aponta Fenabrave

Apesar da retração mensal, setor registra alta de 2,3% no acumulado do ano; programa Carro Sustentável impulsiona resultados

04/11/2025
Vendas de veículos caem 1,6% em outubro, aponta Fenabrave
- Foto: Depositphotos

As vendas de veículos no Brasil registraram queda de 1,6% em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2024, totalizando 260,8 mil unidades entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Em relação a setembro, porém, houve avanço de 7,2% nas vendas de veículos zero quilômetro.

O balanço, divulgado nesta terça-feira (4) pela Fenabrave — entidade que representa as concessionárias de automóveis —, revela que o mercado acumula alta de 2,3% desde o início do ano, com 2,17 milhões de veículos licenciados de janeiro a outubro.

No mês passado, a associação revisou para baixo as projeções para as vendas de veículos novos em 2024, citando o impacto da desaceleração do crédito. A estimativa de crescimento, que começou o ano em 5% e foi ajustada para 4,4% em julho, agora é de 2,6%.

Enquanto o setor enfrenta os efeitos dos juros elevados, que reduzem as vendas financiadas, as encomendas de locadoras e o programa federal Carro Sustentável — que oferece IPI reduzido para carros compactos — contribuem para sustentar o volume de vendas.

De acordo com a Fenabrave, as vendas de veículos contemplados pelo programa já cresceram 26,1% no período de 11 de julho a 31 de outubro. Para o presidente da entidade, Arcelio Junior, apesar do entrave representado pelos juros altos, o Carro Sustentável tem impulsionado o movimento nas concessionárias.

"Desde o início do programa, tivemos um crescimento acumulado de 26,1% nos veículos participantes, comprovando o sucesso da iniciativa", destaca Arcelio Junior.

Foto: https://depositphotos.com/